- Ano: 2014
-
Fotografias:Gareth Gardner
-
Fabricantes: Ibstock, Kawneer, Troldtekt, Velfac, western red cedar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A visão da Escola de Medicina Norwich para se tornar um centro de pesquisa clínica e de ensino líder mundial avançou um passo à frente com a inauguração do Edifício de Pesquisa e Educação Bob Champion.
O recém inaugurado laboratório e as demais instalações de salas de aulas da Universidade de Anglia do Leste em colaboração com o NHS é o primeiro edifício localizado no Parque de Pesquisa Norwich em constante desenvolvimento, adjacente ao Hospital universitário de Norfolk e Norwich. As instalações de pesquisa deste edifício estão voltadas para melhorar a atenção ao paciente enquanto que as áreas de ensino clínico estão focadas em proporcionar um autêntico ambiente de aprendizado em um centro de atenção especializado para a escola de medicina da universidade.
O revestimento em madeira de cedro vermelho abriga um pátio com orientação sul com vistas para o Campus da UEA e o Hospital universitário de Norfolk e Norwich, proporcionando uma abordagem segura e um sentimento de lugar para os ocupantes dos edifícios enquanto que o terreno do Parque de Pesquisa Norwich (NRP, sua sigla em inglês) está em fase de desenvolvimento. A entrada principal possui um átrio generosamente iluminado, animado pelo café compartilhado no térreo do edifício e a sinuosa escadaria que une ambas as alas do edifício acima. São estes dois espaços comunais que incentivam colaboração e encorajam todas as disciplinas e visitantes do edifício a se reunirem.
Outras instalações incluem um teatro com capacidade de 200 lugares, variadas salas para realização de seminários e demais laboratórios clínicos para estudantes de medicina. Para as pesquisas de pós graduação, o edifício possui grandes áreas de escritórios de plantas livres e extensos laboratórios e espaços de apoio técnico. Isso permite que pesquisadores explorem novos tratamentos para doenças que vão desde resistência antibiótica à doenças gastrointestinais.
O projeto foi entregue em um orçamento modesto, com foco na criação de espaços que possuem desempenho ótimo e com arquiteturas que inspiram qualidade para ambas as instituições e o masterplan que está inserido. As necessidades técnicas dos usuários foram equilibradas com a inclusão de grandes alturas do pé direito, grande fluxo de luz do sol natural e o uso da cor. A quantidade de luz natural e conforto ambiental é otimizado em todas estas áreas onde tem poder de influenciar os níveis de produtividade e performance de seus ocupantes.
Devido à restrições de orçamento e limitações do programa, a equipe de projeto explorou de maneira contínua métodos potenciais de economia de materiais e de construção, valiosas revisões de gestão foram realizadas em etapas chaves do projeto para garantir que o orçamento permanecesse dentro do esperado. A envoltória externa do edifício, por exemplo, foi construída através de um sistema de preenchimento com o sistema de revestimento de madeira desenvolvido em oficina para pré-fabricação com montagem rápida e eficaz. Além disso, a equipe trabalhou com os fornecedores da Universidade, garantindo preços competitivos.
Fluxos de comunicação honestos foram estabelecidos logo no começo das negociações dentro da equipe dos empreiteiros para garantir que poderiam ir além das expectativas do cliente e entregar um edifício de qualidade excepcional e de esfera pública que estabelece um precedente forte para o desenvolvimento futuro no terreno da Parque de Pesquisa Norwich.